Classificados

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sem $ sem novidades..


Essa foi a altura que o fusca ficou, espero logo estar com a suspensão encurtada pra parar de destruir os pneus, por enquanto vou dando os tratos que não geram custo elevado.



Esse final de semana vamos fazer um Garage day e ver se consertamos o problema do cilindro do freio, arrumar o freio de mão e terminar a suspensão.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Enfim andando

Depois do corre da semana enfim consegui arrumar o freio. Na realidade demorou por que a porca do flexível rígido havia empenado. De um flexível a um flexível rígido, troquei o sistema da roda esquerda dianteira, pelo menos ficou bom. agora é só aproveitar.






terça-feira, 22 de outubro de 2013

Faça você mesmo.

Não sou diferente de ninguém, só que sempre que eu queria uma coisa eu conseguia. Cuidar de um VW requer paciência e cuidados, muitos. Peça enferrujada, empenada e ai vai. Atualmente to com o fusca novamente parado por que quando retirei as lâminas torci sem querer o flexível do freio e quando saí de casa e girei o volante ele estourou. Pra essa semana vou fazer uma sangria nos freios, pintar as rodas e seguir na suspensão. Ai vão duas fotos do árduo trabalho de ser mecânico de fim de semana. Boa semana pessoal.







Lembrando que essa semana sai meu primeiro vídeo dando noções de como baixar a suspensão traseira.

sábado, 19 de outubro de 2013

Triste e feliz

Hoje o dia foi assim, feliz e depois triste. Comecei o dia comprando um quadro e algumas ferramentas, parti pra rebaixar a traseira. Foi um sufoco mas consegui, muito parafuso empenado, sujeira, falta de ferramentas. O bom é que rebaixei a traseira e ficou parelho nos dois lados, mas quando saí para dar um rolé a tardinha, fiz uma curva e a mangueira do freio estourou. Imaginem, emputeci. Além de dar volta no meio do caminho, fiquei sem freios. Mas o que vale é a sensação de andar no Fusca, estou com uma ideia nova agora. Nos próximos posts vou apresentar videos mostrando dicas e como fazer alguns serviços no Fusca. A internet ta com bastante material, mas em matéria de vídeos e possíveis problemas numa manutenção ainda ta pobre. Ai vão algumas fotos de hoje.




Visual final, faltou só as fotos do cabo vazando o fluido de freio..







 É ...

Käfer


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rebaixando a dianteira

Bom pessoal hoje vou começar a minha série de passos para rebaixar a dianteira. Primeiramente irei explicar como é o sistema dianteira do fusca. Hoje mostrarei uma suspensão de embuchamento, disponível geralmente nos fuscas abaixo de 1970, 1100 cc, 1200 cc e 1300 cc mas isso não é regra.



Disso ai de cima o que devemos saber?
Primeiramente em vermelho estão dispostas as lâminas do fusca, você já deve ter ouvido falar sobre molas do fusca, isso é errado. Fusca não tem molas e sim um sistema composto por um feixe de molas em cada tubo do quadro, essas molas se contorcem no tubo gerando o amortecimento do veículo.

Segundo, na cor rosa esta a peça que segura as molas no tubo. É uma bucha que é fixa no quadro, é ela que se deixa móvel quando se colocam as catracas, consiste o sistema de catracas basicamente em uma alteração da posição das lâminas no quadro.

Terceiro, as peças na cor verde são os braços da suspensão, eles que fazem as lâminas molejarem no quadro, qualquer alteração no terreno onde o veículo trânsita elas se contorcem para cima ou para baixo fazendo com que as lâminas acompanhem o seu movimento e ocasionem o amortecimento do veículo.

Em azul estão elementos muito importantes na suspensão dos VW´s, são as buchas de fibra que prendem os braços da suspensão, a função delas é fazer com que não exista folga entre os braços e o tubo, ou seja, um encaixe perfeito, evitando folgas e oscilações na direção.

Em bordô estão os tubos do quadro, que contém as lâminas.

Em cinza estão as torres do quadro, que sustentam boa parte da suspensão e seguram os amortecedores.

Em marrom estão as mangas do fusca, são peças que estão ligadas ao sistema de freio e de direção do carro.

Após saber tudo isso vamos entrar em alguns detalhes.
Para rebaixar a dianteira existem algumas formas, são elas: a removida de lâminas, a instalação de catracas e a instalação de mangas rebaixadas. Essas são as principais. Nos próximos post mostraremos o funcionamento de cada forma.




terça-feira, 15 de outubro de 2013

Original?

Quando eu vejo um fusca eu sempre visualizo os detalhes que ele possui, na realidade não sou um perito mas como bom entendedor reparo em tudo. Quando comecei minha história com o VW´s nada mais queri do que um carro com um som legal e umas rodas grandes, mas ao passar do tempo e minhas incessantes pesquisas fui descobrindo a riqueza de detalhes que um VW possui. Na realidade acredito que modificar um fusca ou qualquer derivado nada mais faz do carro do que transforma-lo em algo que ele não é. Modernizar carroceria, colocar motor de outro veículo, espelhos e outras coisas mais são tirar dos VW´s aquilo que os individualizou no cenário mundial. Na minha opinião eu realmente prego pela originalidade e isso em todos os sentidos, peças produzidas hoje não são 1/3 das que eram produzidas antes. Por isso que tenho meu fusca 1970 original, na realidade as únicas modificações que faço são na suspensão e só. Jamais modificar o interior, bancos, piscas, sinaleiras, espelhos e assim vai. Acho eu que peças e acessórios originais deixam o fusca muito mais que um carro e, verdadeiramente, fusca não é carro e sim Fusca!




segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lâminas quebradas.

Abaixo o resultado de três lâminas quebradas que tirei do fusca, o visual ficou legal, já eu não aprovei. Acredito que se vamos baixar devemos fazer com qualidade. sem mais..





Esse é o resultado de três lâminas quebradas e uma tarde de trabalho.


Espero domingo que vem poder deixar ele na altura original até receber a suspa encurtada.

domingo, 13 de outubro de 2013

Meche daqui, meche dali.




Tudo friamente calculado..haha. Martelo, chaves de todos os numeros, tinner, gasolina, mangueira combustível, filtro gasolina, diafragma, desengripante. Bom a limpeza do carburador deu boa, agora só curtir.


No destaque as lanternas traseiras novas





corpo do carburador, na realidade não é uma tarefa difícil, mas é uma tarefa de detalhes. As chaves certas também são essenciais para não fazer cagada.



No detalhe a parte de cima do carburador secando, eu recomendo muito os vídeos do Tonella no youtube, tu aprende mesmo.






Bobina limpa, cabos de vela novos, filtro de combustível novo, mangueiras da gasolina novas.



A vantagem de você mesmo dar uma de mecânico é o fato do preciosismo que se fazem as coisas, da melhor maneira possível e com o tempo necessário.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Suspensão

Bom esse post vai ser rápido, venho mais falar coisas que aprendi nessa vida de VW maniac. Primeiramente sempre prefira mangas rebaixadas, pois elas te deixam o carro com o conforto tal qual  a altura original. Segundo utilize catracas, pois elas fazem as lâminas se moverem. Terceiro, encurte o quadro, não há fusca rebaixado que não destrua os paralamas. Quarto, se dinheiro e tempo tiver faça torres alongadas e customizadas(mais finas), serve também o adaptador para a parte traseira. Quinto, coloque amortecedores de chevette, caso contrario compre preparados. Sexto, tenha pneus 135/50. Sétimo e ultimo, não esqueça de erguer o tanque e serrar a lataria. Por ultimo mande as formigas sairem da frente para não tomarem cascudos..hahhaahha



sábado, 5 de outubro de 2013

Parado

Bom pessoal dando prosseguimento ao projeto uma notícia não muito boa, o Fusca parou. Na realidade acredito que o arranque foi pro taco. O fusca não liga mais, segunda mandarei num mecânico para ele ver o que foi e já verificar as velas e tudo mais. Também as coifas estão rasgadas e a parte de baixo dele esta muito suja.










quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Limpeza no Azeitona.

Como de costume, carro novo= carro sujo. Domingo tirei o dia para limpar o VW, após uma boa limpeza parecia novo rsrsrsrs.. O visual rat pra mim é o preferido, assim tirei tudo que tirava a originalidade dele e deixei tal qual parou. Troquei a bateria dele pela minha antiga de 60 ampére, fiz uma gambiarra na placa, apertei os para-choques e lavei o carrinho e ''bueno'' tudo limpo tudo zero.



A frente dele toda original e num estado muito bom, só a placa que estava feia mas isso já foi arrumado.




O piso dele foi um diferencial na hora da escolha, pois estava num estado muito bom. Só existem 3 detalhes para fazer funilaria e são mínimos.


Ainda estou sem o freio de mão dele. O freio funciona mas a mola, ou sei la o que, que prende a alavanca não esta funcionando.


Como se observa, o tubo esta em ótimas condições, o piso também, os detalhes no painel estão íntegros, falta só o aro do volante e o emblema.


Depois do trato o carro vai ganhando cara de VW






Bancos originais, no estado como ficaram, mantendo o estilo Rat.